quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Capela da Reconciliação - Berlin

Construída numa Berlin dividida, a Capela Berlin foi construída sobre os escombros da Capela da Reconciliação, destruída durante a segunda-guerra mundial. É um exemplo de arquitetura contemporânea, sendo o primeiro edifício público que usa a terra como base da sua arquitetura.

O Projeto do edifício oval é dos arquitetos de Berlin - Reitermannn e Peter Rudolf Sassenroth, concluído em 2000 e faz parte do núcleo monumental Rammed-Eart, rodeado por uma estrutura de madeira em sua fachada. Apesar da estética quente do edifício e a utilização de métodos construtivos sustentáveis, alia técnicas tradicionais a uma arquitetura moderna arrojada, com um movimento capaz de servir ao aspecto simbólico e espiritual de seus paroquianos.

Além da Capela Berlin instalada sobre o que restou da Capela da Reconciliação, dentro de suas paredes espessas de terra, também estão embutidos os restos da antiga Igreja da Reconciliação, demolida pela República Democrática Alemã, em 1985, por “medidas de segurança" devido à sua localização entre torres Soviéticas.

Dados técnicos do projeto da Capela da Reconciliação:

Arquiteto: reitermann & sassenroth architekten, Berlin

Engenheiro estrutural : Pichler Ingenieure, Berlin

Suporte técnico e ensaio de materiais: Technical University Berlin

Load-bearing Structures and Building Division Prof. Dr. Ing., Dr.-Ing. E.h. Klaus Dierks

Dipl. Ing. Christof Ziegert

Contrução: Lehm Ton Erde, Martin Rauch, Schlins, Austria

Fornecedor de solo: GS - Baustoff - Zentrum, Herzfelde

Início do projeto: 11/1997

Período de construção: 05/1999 - 06/2000



Um comentário:

  1. Olá Fabricio, tomo agora conhecimento do blog e fico a torçer pelo seu sucesso. A arquitectura de Terra tem no Brazil (nas suas diversas técnicas) uma expressão histórica e cultural que merece ser conhecida e acarinhada. Fico por isso feliz por encontrar cada vez mais amigos interessados em estudar, projectar e construir com terra no Brazil. Em relação a este projecto em Berlim, tem uma história engraçada que poucas vezes é referida. Aquando do planeamento para a sua construção estava previsto construir aquela grande parede da nova igreja em betão(?!Sim! é verdade!)Foi na altura a população católica da zona que, farta de muros de betão e tijolo, se opôs ao betão e propôs utilizar-se outro material, igualmente sólido mas mais "humano", sustentável e expressivo. É então que o Martin Rauch é convidado a entrar no projecto.
    Vou acompanhar o blog. Um abraço do "Puto"
    Pedro

    ResponderExcluir